segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Catolicismo popular e referência cultural: a Procissão de Nossa Senhora Aparecida


Dia 12 de Outubro de 2011, as supervisoras de campo e pesquisadoras da Rede de Cooperação Identidades Culturais, Mônica J. de Oliveira (historiadora) e Juscélia Fiuza (arquiteta), acompanhadas de 03 voluntárias, participaram da tradicional Procissão de Nossa Senhora Aparecida, uma caminhada de 13 km de Ribeirão Preto a Bonfim Paulista.

As pequisadoras consideraram este momento emociante: alguns fiéis fizeram o percurso com dificuldade, chegando ao viaduto próximo da mata de Santa Tereza já exaustos. Um dos fiéis, perguntado se teria condições físicas de continuar a caminhada até Bonfim, respondeu: "Sim, tenho muita fé em Nossa Senhora Aparecida".

De acordo com a pesquisadora Juscélia, alguns fiéis demonstraram muita devoção, fazendo o percurso com os pés descalços e carregando imagens de até 15 Kg. Outros caminharam com crianças de colo cumprindo promessas; muitos realizavam preces agradecendo a graças alcançadas. A devoção dos fiéis também era demonstrada pelas grandes filas que se formavam para ver a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Chuva de pétalas e balas no Viaduto próximo a Mata de Santa Tereza
 O objetivo foi identificar a celebração que ocorre há mais de 40 anos. Entre outras ações, as pesquisadoras fizeram o levantamento de contatos de fiéis que participam da procissão há mais de 4 anos, para a posterior realização de entrevistas, como parte das atividades do INRC – Inventário Nacional de Referências Culturais – que está sendo realizado pela Rede de Cooperação em Ribeirão Preto, sob orientação do Iphan – Instituto de Preservação Histórico e Artístico Nacional.

Juscélia Fiuza
Mônica J. Oliveira
17 outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário