quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Livro e Documentário Paisagem Cultural do Café lançados no dia 16 de agosto de 2013 em Ribeirão Preto

PROJETO PAISAGEM CULTURAL DO CAFÉ


Pesquisadores com múltiplas formações, ligados a várias instituições de ensino superior, reuniram-se num grupo de pesquisa chamado Rede de Cooperação Identidades Culturais. Entre 2010 e 2012, seus membros levaram a cabo o projeto Paisagem Cultural do Café. A experiência de pesquisa tinha como objetivo compreender as variadas identidades culturais de Ribeirão Preto a partir da produção de sentidos, dos significados atribuídos pelos próprios ribeirão-pretanos. Além disso, o grupo objetivava identificar e analisar os elementos que davam especificidade ao município, características que, juntas, constituíam a paisagem cultural de Ribeirão Preto. 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, define paisagem cultural como uma “porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores”. Pautados nesta definição, e em pesquisas anteriores que identificaram a influência da cafeicultura na região, entre o final do século XIX e a primeira metade do XX, os membros da Rede buscaram compreender o que fazia sentido para a população, as identidades mais importantes, aquelas consideradas ícones representativos da cidade, as quais todos têm orgulho de mostrar aos visitantes do município. Ou seja, identificar as referências culturais do café. Os resultados desta ampla pesquisa estão sendo publicados em artigos e livros pelos membros do grupo. 
Um dos frutos deste trabalho de pesquisa foi lançado no dia 16 de agosto de 2013: o livro “Paisagem Cultural do Café”, juntamente como um documentário e um roteiro cultural (mapa) com o mesmo nome. Estes três produtos culturais foram produzidos com o apoio do PROAC-SP, pelo IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.
O leitor poderá baixar gratuitamente o livro e documentário no link:http://www.ipccic.com.br/site2/projeto_003/index.htm

Lilian R. O. Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário