terça-feira, 30 de agosto de 2011

Projeto de Revitalização do Centro Histórico

Projeto de revitalização da área central da cidade
O projeto foi apresentado nesta segunda-feira, dia 29 de agosto para a população, empresários e imprensa no prédio da ACIRP.
 Foto: MateusZF
Projeto “Cidade Histórica” foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto nesta segunda-feira



O projeto da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, denominado “Cidade Histórica”, tem o objetivo de revitalizar uma das áreas mais nobres de Ribeirão Preto e que marca a formação da vila que deu origem à cidade. O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria do Planejamento, Secretaria de Obras e Secretaria da Cultura, com participação da Secretaria do Meio Ambiente na revitalização arbórea da região. A parte do projeto que se refere ao patrimônio histórico teve por base a pesquisa que vem sendo realizada desde o início de 2010 pelos pesquisadores da Rede de Cooperação Identidades Culturais, composta por 32 pesquisadores de instituições públicas e privadas, a rede é responsável pela consecução do Inventário de Referências Culturais do Município de Ribeirão Preto sob orientação do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em uma explanação de 10 minutos durante o Debate sobre a Revitalização do Centro promovido pelo Jornal A Cidade, a Secretária da Cultura, Adriana Silva apresentou todos os itens para execução do projeto, indicando inclusive as fontes de recursos para cada etapa. Foi apresentada uma animação em 3D feita pelo escritório de arquitetura da UNISEB-COC, membro da Rede de Cooperação. Adriana destacou que “a beleza arquitetônica de alguns prédios está escondida pelas propagandas”.

Entre as ações a serem executadas, propõe-se a instalação de rede elétrica subterrânea em nove quarteirões e a criação do corredor cultural da José Bonifácio, onde as fachadas serão pintadas, com a parceria das Tintas Coral. Esta ação será seguida do fomento ao desenvolvimento da economia da Cultura.

Links com artigos sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário