sábado, 3 de setembro de 2011

Carnanaval como referência cultural: o Sr. Santo e Os Bambas

José Bento dos Santos, o Sr. Santo

Na tarde do dia 31 de agosto, os pesquisadores Delson Ferreira, Lelo Guazelli, Marcos Câmara e Mônica Jaqueline membros da Rede de Cooperação Identidades Culturais, entrevistaram José Bento dos Santos, Sr. Santo como prefere ser chamado, com o objetivo de apreender a percepção do carnavalesco sobre a importância do Carnaval e da escola de samba Os Bambas, como importantes referências culturais para Ribeirão Preto.

O entrevistado mudou-se para este município no início da década de 1950, oriundo de Tambaú, SP. Quando chegou à cidade trabalhou na colocação de paralelepípedos e, posteriormente, com o asfalto, dentro do processo de modernização das ruas de Ribeirão Preto. Como carnavalesco, faz parte dos Bambas, uma das mais antigas escolas de samba em atividade do Brasil. Além desta atividade o Sr Santo atuou como membro e presidente do clube José do Patrocínio, clube criado para recreação da população negra.

Ao final da entrevista ficou claro aos pesquisadores que o Sr. Santo é uma pessoa ímpar para a história da nossa cidade.

Mônica J. de Oliveira
Supervisora de Campo e pesquisadora da Rede de Cooperação Identidades Culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário