quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

REFERÊNCIAS CULTURAIS EM BONFIM PAULISTA: A IMPORTÂNCIA DA FERROVIA

Lá se foi o trem.....
Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2012, após a entrega do relatório das atividades de 2011, os pesquisadores da Rede de Cooperação Identidades Culturais que representam as Instituições de Ensino Superior de Ribeirão ficam em recesso. Contudo, a equipe do Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, que representa o grupo coordenador da Rede continua o trabalho de pesquisa e sistematização de dados.
Como parte deste trabalho estão sendo entrevistados moradores do Distrito de Bonfim Paulista. O objetivo é prosseguir na identificação das referências culturais do nosso município. Luis Antonio Moretti Filho, estagiário de História, e Mônica Jaqueline de Oliveira, Supervisora das atividades de campo da Rede de Cooperação, foram os responsáveis por estas entrevistas.

Para Luis Antonio um dos destaques observados até o presente momento é a relação entre os bonfinenses e a Ferrovia Mogiana. Segundo o Senhor Vanderlei Pipa, comerciante tradicional de Bonfim “o que marcou muito em Bonfim Paulista [ficando] assim um negócio meio difícil, foi a retirada da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, [...] marcou muito. A gente sente muita falta dessa estrada de ferro. Quando eu [era] criança com a idade aí de seis, sete e oito anos eu viajei várias vezes com meu avô para São Paulo e nós pegávamos o trem aqui, nessa praça aqui em frente, então era uma facilidade muito grande”. O “seu Vandi” como é conhecido em Bonfim, registrou em fotografia a última passagem do trem de passageiros com destino a Campinas.

Foto: último trem de passageiros de Bom Paulista com destino a Campinas. Fotógrafo: Vanderlei Pipa por sugestão do chefe da estação Francisco Manso. Data 15/08/1963.

O senhor José Targa relata o cotidiano da ferrovia: “o movimento, o cotidiano em Bonfim Paulista era rodeado de fazendas, então as fazendas vinham com os carroções e descarregavam café ali, era um movimento tremendo, [...] vinha muita gente de Cravinhos descia aqui e nos íamos pra Cravinhos, era muito bom”.

  Foto: Barração da Estação Mogiana em Bonfim Paulista. Fotógrafo: Vanderlei Pipa. Ano 1956.

O crescimento do saudade e o sentimento de perda estão presentes nas falas de todos os bonfinenses entrevistados até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário