segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Trabalho de pesquisa desenvolvido no Distrito de Bonfim Paulista, com a metodologia do INRC (Inventário Nacional de Referências Culturais)




Desde o dia 03 de janeiro de 2012, a equipe a do Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, que representa o grupo coordenador da Rede de Cooperação Identidades Culturais (G1), continua o trabalho de pesquisa e sistematização dos dados coletados durante o ano de 2011. O grupo vem realizando pesquisas de campo para identificar as principais referências culturais da população de Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto. 
O trabalho foi fundamentalmente desenvolvido por meio de entrevistas utilizando as ferramentas de pesquisa do INRC – Inventário Nacional de Referências Culturais – do IPHAN (Questionários de identificação de cada categoria (Celebrações -Q20, Edificações - Q30, Formas de Expressão - Q40, Lugares - Q50 e Modos de Fazer e Ofícios - Q60). No total foram 24 entrevistados (bonfinenses e antigos moradores de Bonfim), como se observa no quadro, abaixo, que apresenta as entrevistas por categoria:

Com base nas entrevistas e pesquisas realizadas na fase preliminar (fase I do INRC) em 2010, e as informações coletadas durante a fase de Identificação (fase II do INRC), chegamos a um número, até o presente momento, de 26 Bens Culturais inventariados como referência cultural pelo INRC no Distrito de Bonfim Paulista.

Abaixo, lista de referências culturais identificadas até o presente momento com o instrumento de pesquisa do INRC. Estes são bens culturais apontados pela população como importantes para a identidade de Bonfim Paulista.
Para conhecer o projeto do INRC (Inventário Nacional de Referências Culturais), que está sendo desenvolvido pela Rede de Cooperação Identidades Culturais, mande um e-mail para a coordenadora do projeto, Lilian R. O. Rosa, e-mail para lrosa@cultura.prmp.com.br

Texto de: Mônica J. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário