segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Devocionismo: significado simbólico religioso do túmulo de D. Giovani Rabaiolli


Túmulo de D. Giovani Rabaiolli cercado por
homenagens de devotos. Foto: Amigos da
Fotografia, 2011.

A pesquisadora Baby Gaspar, membro da Rede de Cooperação Identidades Culturais, levantou dados bibliográficos, documentais e fontes orais sobre a presença dos Scalibrinianos em Ribeirão Preto. Entre os entrevistados esteve o Padre Arlindo Pedrini, Vigário da Paróquia São Matheus, de Guariba, SP. O objetivo era compreender a percepção sobre os significados em torno do culto ao Túmulo de D. Giovani Rabaiolli, um dos mais visitados no Cemitério da Saudade, Ribeirão Preto, SP.

A Congregação do Scalibrinianos (também conhecidos como Carlistas em decorrência do seu santo padroeiro  São Carlos) está registrada em cartório como Pia Sociedade Missionária de São Carlos. Tem sua origem na Itália, cujo precursor é o Padre João Batista Scalabrini, que foi Bispo de Pacienza, cidade do interior da Itália.  Propôs ao Vaticano a criação de um organismo pontifício, encarregado de promover a Pastoral Migratória. Pe. Dom Giovani Rabaioli foi Superior Provincial da Congregação Scalibriniana no Brasil, na cidade de Ribeirão Preto. Nasceu em Fiesco, interior da Itália, em 07/08/1875. Desembarcou no Brasil, em 1904, onde iniciou suas atividades sacerdotais no Instituto Cristóvão Colombo, no orfanato Ipiranga na cidade de São Paulo.  Em 1909 mudou-se para Ribeirão Preto, onde prestou serviços pastorais para a Igreja Santo Antonino dos Pobres; para a Santa Casa de Misericórdia e nas fazendas de plantações de café. Tinha como projeto preferencial o desenvolvimento de atividades em paróquias territoriais, posto que os Scalibrinianos faziam atividades pastorais com  o  imigrante italiano.



Busto de D. Giovani Rabaiolli em seu túmulo no Cemitério da
Saudade. Foto: Amigos da Fotografia, 2011.
 

Em 1911, por sua vontade e comprometido com seus ideais, a sede provincial deixou de ser o Orfanato do Ipiranga, em São Paulo, e se transferiu para a Igreja de Santo Antonio, em Ribeirão Preto, onde D. Rabaioli foi eleito Superior Provincial. Fundou a Pia União de Santo Antonio de Pádua, cujos estatutos tiveram a aprovação diocesana em 13 de junho de 1910. Fundou 02 escolas católicas, 01 escola noturna de arquitetura e 01 banda de música. Nessas escolas ele pregava o catecismo dominical para mais de 400 crianças. O pequeno e incipiente santuário tinha a contribuição financeira oferecida pelos próprios fiéis, a maioria imigrantes italianos. A pregação era feita em italiano e na mesma língua era impressa uma revista mensal.


A própria revista informa: “Da Europa chegou maquinário novo para a Tipografia Antoniana”, situada na Rua Rio de Janeiro, no bairro Campos Elíseos. Depois, naquele local, passou a existir a Gráfica União.
O novo provincial, Pe. Giovani Rabaioli, não conseguiu realizar seu plano de governo, devido ao seu falecimento precoce, em 1913, com 37 anos, em 29/01/1913, decorrente da queda de um cavalo, que acabou gerando complicações de saúde.  Foi sepultado no cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto.
Atualmente existe apenas uma Paróquia Scalibriniana: a Paróquia São Matheus, na cidade Guariba, situada a 75 km de Ribeirão Preto. Contudo, a atividade paroquial dos scalibrinianos continua sendo a pastoral com migrantes. Se no início do século esta atividade foi voltada para o atendimento espiritual dos imigrantes italianos, atualmente, em Guariba, estes religiosos prestam assistência religiosa e social aos migrantes que se deslocam para aquela cidade para a plantação da cana-de-açúcar.  
O túmulo de D. Giovani é visitado por devotos em busca de milagres, caracterizando-se como um dos mais visitados do Cemitério.  
Texto de Maria Aparecida M. Gaspar

REFERÊNCIAS:

RIZZARDO, Rodevino. Raízes de Um povo. Passo Fundo: Editora P. Berthier, 1990, p. 156-157.
TOGNETTI, D. Miniato M. 60 Anos de Apostolado dos Monges Beneditinos da Congregação de N.Sª.  de Monte Oliveto em Ribeirão Preto – 1919/1979. [Ribeirão Preto]: [s/n], [1979], p. 44-45.
PEDRINI, Padre Arlindo (Vigário da Paróquia São Matheus, Guariba, SP). Padre D. Giovani Rabaiolli e Pia Sociedade Missionária de São Carlos. Guariba, SP. Entrevista concedida à Maria Aparecida M. Gaspar em ago. 2011.
Primeiro Cartório de Registro Cível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário