terça-feira, 27 de setembro de 2011

Secretaria da Cultura e a Rede de Cooperação realizam pesquisa na José Bonifácio

Secretaria da Cultura aplica pesquisa na José Bonifácio para finalizar projeto de revitalização
questionário abordou sobre fachadas, calçada e outras iniciativas
Os pesquisadores da Rede de Cooperação Identidades Culturais elaboraram junto com a secretária da Cultura Adriana Silva, um questionário para pesquisa junto aos comerciantes da rua José Bonifácio. A equipe percorreu a rua em duas tardes e com os resultados nas mãos foi possível concluir que 74,7% dos 107 comerciantes entrevistados, concordam com o projeto de revitalização do lugar. Entre os que não concordam, 10,2%, o motivo varia entre já ter feito investimentos recentes na fachada, mudança do local em breve, falta de crença de que o projeto seja mesmo executado. Ainda entre estes que não concordam, dois afirmaram que se a maioria aceitasse eles fariam a adesão. Outros 15,1% não responderam, neste caso, todos locatários, receosos de se comprometerem em nome dos proprietários.
Com estes índices, a Secretaria da Cultura prepara para avaliação da prefeita Dárcy Vera, uma proposta de lei. "A maioria decidiu. Vamos dar sequência ao projeto ainda tentando a adesão dos demais, mas com a Lei de revitalização, todos deverão fazer parte", comenta Adriana Silva. O projeto já está tramitando na Secretaria de Negócios Jurídicos e depois do aval da pasta, seguirá para a chefe do executivo.
O questionário abordou também se os comerciantes desejam trocar as calçadas e, neste caso, 68,2% dos participantes responderam que sim. No total, 107 entrevistados forneceram para a Secretaria da Cultura uma avaliação precisa das expectativas de cada um e do colegiado. "Sempre que possível adotamos a pesquisa como uma maneira séria de reconhecimento das demandas da sociedade. Elas nos garantem maior probabilidade de acerto", explica a secretária.
Finalizada esta etapa de diagnóstico, será montado um cronograma de atividades. Neste momento, alunos de arquitetura do Escritório da Uniseb estão trabalhando na elaboração de novas fachadas para cada um dos imóveis. "Acertamos com os professores e alunos que eles deverão dialogar com o proprietários para que o projeto represente a vontade de todos". Cumprida esta fase, será feito a retirada das propagandas excessivas e disponibilizado uma proposta de troca de calçadas. Por fim, deverá ser feito a pintura das fachadas em parceria com a empresa de Tintas Coral, dentro do projeto "Tudo de Cor para Ribeirão".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário